Eu Odeio… #2 – Cartões de Crédito

novembro 4, 2013 em Diário do Roger, Na Geral

Ah, essa peça plástica com certeza feita por chineses que todos odeiam e ao mesmo tempo amam: o cartão de crédito. O cartão de crédito é tipo o Galvão Bueno, saca? Às vezes você até gosta, mas na maior parte do tempo você odeia. Quem é que gosta de receber a fatura do cartão? Só gosto quando vem em branco, o que já aconteceu… nenhuma vez! E quando você não consegue pagar a fatura e aquela bagaça vai acumulando e quando a fatura chega ela te assusta mais que a cara da sua sogra virada do avesso? É tenso!

Mas o pior de tudo, na minha opinião, é quando a operadora infernal resolve cobrar a famigerável anuidade. Não basta você estar fodido para pagar a fatura do mês, com aquela serie de coisas que foram compradas compulsivamente, pagar multa, IOF, etc, e a operadora do cartão quer te cobrar uma anuidade! Isso não é justo! E aí você liga para o banco pra poder “negociar” este valor.

Simpático atendente se expressando após colocar o telefone no

Simpático atendente se expressando após colocar o telefone no “mute”.

A conversa, geralmente, é assim:

– Banco do Logotipo Azul e Amarelo, Junilda, boa noite.
– Oi, boa noite, Junilda. Aqui quem está falando é o Rogério, tudo bem?
Sem ao menos te responder ela continua:
– Qual o número do CPF do titular, senhor?
Mesmo eu já tendo digitado esse número, respondo numa boa:
-123.456.789-00
– Vamos confirmar mais alguns dados?
“Não”, penso eu, mas não digo nada
– Por favor, fale o nome de um estabelecimento comercial que o senhor tenha efetuado compras com este cartão nos últimos 30 dias.
– Lojas Xing Ling.
– Não consta compra, senhor.
– Padaria do Zé Colmeia.
– Não consta, senhor.
– Desculpe não lembro de nenhuma loja. Na verdade, acho que não usei este cartão este mês.
Silêncio no telefone.
– Ok, senhor. Parece que não há compras neste cartão este mês. Como posso ajudá-lo?
– Gostaria de negociar o valor de anuidade pois não estou satisfeito. Podemos trabalhar com a possibilidade de isenção desta tarifa?
– Um minuto senhor.
3 minutos depois:
– Senhor, gostaria de informa-lo que o seu cartão possui muitas vantagens como possibilidade de parcelamento de fatura, compras com vencimento de até 40 dias e o senhor ainda pode trocar os pontos do cartão por prêmios. Vantagens que o senhor só possui conosco pois o senhor é um cliente especial.

Caraca! Mas tudo isso qualquer merda de cartão oferece. E eu sou especial? Tá de “brincation with me”, nega? Não precisa mentir, poxa. Podia falar que o seu coordenador tá na cola e que não vai dar porra nenhum de desconto ou não conseguirá bater a meta do mês. Eu iria entender. Igual o cara que chegou no semáforo pra mim e disse “amigo, eu queria pedir um trocado, mas não é pra comprar comida não, é pra tomar cachaça”. Poxa, claro que dei um trocado pra ele. Quase fui no bar tomar uma também, mas isso é uma outra história. Continuando…

– Mas você consegue isenção da anuidade?
– Como eu disse, senhor, o cartão oferece muitas vantagens… blá, blá, blá e é IMPOSSÍVEL isenta-lo dessa tarifa.
– Ah, entendi, impossível, entendo. Bom, não vou travar uma batalha contra o impossível, né? Veja o que você pode fazer pra me ajudar, por favor.

Aí a nega faz de conta que tá digitando quando na verdade está comendo um sanduba de atum e, com aquela super boa vontade (só que não), te dá um desconto de bosta e você fica feliz.

Mas eu iniciei um novo trabalho esse ano e agora a conversa é assim:

– Banco que o Luciano Huck faz Propaganda, Gumercinda, boa noite.
– Oi, boa noite, Gumercinda. Aqui quem está falando é o Rogério, sou o titular da conta, meu CPF, embora eu já tenha digitado e sei que você irá pedir, é o 123.456.789-00. O motivo do meu contato é que estou insatisfeito com o valor da anuidade e não gostaria de pagar por ela, mesmo você dizendo que tenho muitas vantagens em ter esse cartão, ainda insisto que não quero pagar valor de anuidade. Não quero desconto e sim isenção. Se você conseguir a isenção, parabéns! Caso contrário, por favor, pode cancelar este cartão por favor. Espero ter sido claro e, sim, eu aguardo um minuto.
– Er… um minuto senhor.
Minutos depois…
– Senhor Rogério, consegui aqui com a supervisão a isenção da anuidade. Gostaria de anotar o protocolo desse atendimento?

Sacaram a diferença? Acreditem, o lance funciona! Mas tenham em mente que o tiro pode sair pela culatra. Imagina se você fala isso e o atendente responde “ok, senhor, estamos cancelando o seu cartão”.

Aí azeda o molho, né não?

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